top of page

Decifrando a sopa de letras para os recursos de 2019

Se você já entrou na tela de interposição de recursos para a prova de Português, é com isso aqui que você se deparou:

Sopa de letrinhas.

Em primeiro lugar, e mais importante de tudo: a banca aparentemente não se deu ao trabalho de restringir as opções de recursos apenas aos quesitos aplicáveis a cada prova. Temos, nessa lista aí em cima, quesitos aplicáveis apenas à redação, quesitos aplicados apenas aos exercícios, quesitos aplicáveis a ambos, quesitos aplicáveis à prova de Inglês e quesitos aplicados às provas do Item 7 do Edital (que é a forma da banca de referir-se às provas que não são a de Inglês e a de Português - a antiga terceira fase, portanto).


Quais quesitos devem ser utilizados para os recursos de Português, então?


A resposta está no Padrão de Respostas da prova de Língua Portuguesa. Você pode (e deve) acessá-lo neste link aqui, mas vamos resumir as partes mais importantes relativas aos recursos. Estes são os quesitos passíveis de recursos na prova de Língua Portuguesa:

"Professor, e os quesitos Q1 a Q10, que aparecem no meu menu de recursos?" São os aplicáveis a conteúdo nas demais provas (aqui está o padrão de respostas das provas do Item 7, aliás) e não serão usados por você para os recursos de Português.


E, por fim, os quesitos FID e CSC? São aplicáveis apenas às provas de Inglês, Espanhol e Francês (respectivamente, "Fidelidade" e "Capacidade de Síntese e Concisão") e também não serão usados nos seus recursos de Português.


Isso é tudo, portanto?


Não!


Nos recursos de conteúdo de Língua Portuguesa, você vai usar quesitos diferentes para a redação e os exercícios. Explico:


A nota de conteúdo da redação, 30 pontos, é dividida em 3 quesitos: apresentação, capacidade de argumentação e capacidade de análise e reflexão. Para cada um deles, temos uma sigla: respectivamente, 1A, 1B e 1C. São essas que você deve usar para interpor recursos na redação.


A nota de conteúdo dos exercícios, 10 pontos, é dividida em apenas um quesito: apresentação e desenvolvimento do tema, e sua sigla é ADT. É ela que você precisa usar para os recursos de conteúdo nos exercícios.


Usou o quesito ADT no seu recurso para a redação? Altamente provável que seu recurso seja indeferido sem análise do mérito, uma vez que se refere a quesito não aplicável. Muito cuidado, portanto.


Por fim, não se deixe assustar pelas fórmulas apresentadas no Padrão de Respostas para o cálculo de suas notas de Língua Portuguesa:


Essas fórmulas aqui, para ser mais exato.

O que elas dizem é que sua nota será a soma da nota de conteúdo (ou notas de conteúdo, no caso da redação) com a nota total de forma, subtraindo-se 2 pontos para cada linha escrita a mais ou a menos.


Diga-se de passagem, a apenação por erro microestrutural diminuiu consideravelmente: -0,45 por erro, na redação, e -0,35 por erro, nos exercícios.

Por enquanto, é isso. Qualquer dúvida, chamem no WhatsApp (que está lá na página inicial do site) ou no e-mail (idem). Sempre lembrando que estou disponível para ajudar, sem nenhum custo, na interposição de recursos - é só mandar a prova para mim por e-mail.






bottom of page