top of page

TODOS OS DEPOIMENTOS

Thais Barros Muniz de Souza

Aprovada em 2023

Ter encontrado o Fernando foi fundamental para a minha preparação para o CACD. Eu consegui sentir-me confiante para escrever sem perder o meu estilo, algo que vinha me deixando bastante aflita. Acredito que encontrar professores pragmáticos que compartilham da nossa visão do concurso (ou vice-versa) é um fator essencial, e foi exatamente essa a minha experiência com o Fernando. Digo isso porque fica muito mais fácil de evoluir quando você concorda com o posicionamento que é passado pelo professor e quando este te encoraja a manter seu estilo de escrita, apenas corrigindo os pontos necessários e orientando de forma objetiva como melhorar. O Fernando é um cara direto e extremamente pragmático. Para mim, que nunca tive exatamente dificuldade para escrever, ele foi ao mesmo tempo um reforço para a autoconfiança e um orientador focado no resultado. Recomendo demais o trabalho dele.

Marcela Rangel dos Santos Oliveira

Aprovada em 2023

O curso do professor Fernando Entratice foi essencial para minha preparação. O professor tem bastante domínio sobre a prova de Português do concurso e, por isso, elabora cursos pragmáticos centrados na aprovação do CACD. Depois de anos de estudo, eu procurava um curso de segunda fase de português no qual pudesse fazer simulados ao longo do ano, com correção individual e a um preço acessível. Consegui encontrar o que buscava no curso de Treinamento Prático Mensal, uma vez que pude praticar simulados mensais, com correção individual pormenorizada, acesso ao professor para tirar dúvidas específicas, aulas sobre o tema do mês, aulas sobre práticas de escrita, e tudo isso com um valor dentro do meu orçamento. Esse modelo preencheu, de fato, a lacuna que eu tinha para as discursivas de Português, pois, geralmente, os cursos que eu encontrava eram mais caros e por um prazo definido. Após o edital, completei a minha preparação do CACD 2023 com o curso intensivo do Fernando, o que me ajudou a aparar algumas arestas e a treinar simulados com maior frequência. Além do curso de Português, o professor utilizava sua longa experiência no concurso para nos dar dicas e conselhos sobre o universo CACDista, o que foi muito proveitoso. Por fim, reforço o meu agradecimento ao professor Fernando e recomendo seus cursos de Português para quem busca uma preparação de qualidade para o concurso.

Gabriel Fernandes Pimenta

Aprovado em 2023

O campo dos professores que se dedicam ao CACD é povoado por bons profissionais; alguns, porém, se destacam. Fernando é um deles por reunir um tripé de atributos fundamentais para quem busca avançar nesse concurso: domínio completo da Língua Portuguesa, didática voltada para as demandas individuais dos candidatos e conhecimento das particularidades da prova.
Essas qualidades, expressas de modo evidente em suas aulas, são fundamentais para que fujamos da armadilha de contar com a familiaridade com a língua natal para encarar uma prova altamente demandante como a da Segunda Fase do CACD. De modo pragmático, Fernando indica caminhos e formas de usar o conhecimento comum da língua no padrão esperado dos candidatos de alto nível, sem mistificação ou barroquismo. Mesmo tendo uma trajetória relativamente longa como candidato, foi somente após o início de meu trabalho com ele que alcancei um patamar competitivo de notas. Recomendo seu trabalho sem reservas!

Juliane Becker Facco

Aprovada em 2023

O Fernando foi meu professor de redação de português desde o meu primeiro ano de preparação e me ajudou a perder o grande medo que eu tinha dessa etapa discursiva. Eu me preocupava muito com gravar citações inéditas e autores e isso me deixava muito nervosa na hora de fazer os simulados. Fiz aulas de conteúdo com ele e de correção de simulados, que me ajudaram a focar em autores importantes e a aprender a interpretar a prova. Recomendo a todos o curso, porque a correção é muito detalhada, e o Entratice é um excelente guia para focarmos no que realmente importa para uma prova segura e com notas muito altas em língua portuguesa.

Victor Thives dos Santos

Aprovado em 2023

As aulas do prof. Entratice foram fundamentais para me dar segurança ao realizar a prova de segunda fase do CACD. Para além do conteúdo, ele nos dá orientações práticas sobre estratégias de prova, que são essenciais para uma escrita competitiva, dentro do tempo escasso que nos é dado. Gostaria de ressaltar dois pontos em especial. O primeiro é a estruturação da redação, a qual, para mim, era uma tarefa desafiadora. O professor propõe um modelo simples e funcional, o qual nos auxilia a alinhar a tese com os tópicos frasais e o conteúdo de cada parágrafo; essa técnica é especialmente útil quando o tema da redação não nos é totalmente familiar – como foi, para mim, o tema da redação do CACD 2023. O segundo ponto que me foi especialmente proveitoso foi a aula sobre perfeccionismo. O contexto altamente competitivo do CACD nos faz, frequentemente, buscar a quase perfeição nas atividades escritas. Em suas aulas, o prof. Entratice propõe uma abordagem que contraria o senso comum e inclusive orientações de vários professores especializados no concurso. Lembro-me bem que a aula sobre perfeccionismo foi um ponto de virada na minha escrita e me ajudou não só em português, mas em diversas outras matérias. Além disso, gostava bastante do formato das aulas, que eram leves, e das correções do professor. Não cheguei a fazer nenhum curso particular com ele, de modo que me baseava apenas nas orientações do Treinamento Mensal de Escrita e nas correções escritas, o que me economizava tempo e recursos financeiros. Em suma, acredito que o prof. Entratice seja uma excelente escolha para quem busca aperfeiçoar a escrita para as provas de segunda fase do CACD.

Gustavo de Freitas Campos Jucá

Aprovado em 2023

As provas de segunda fase do concurso deixam muitos candidatos inseguros, pois não há uma “resposta correta”. Nesse sentido, o método do professor Fernando Entratice é fundamental para adquirir a confiança necessária para destravar a escrita, uma vez que ensina não somente a destrinchar os comandos, mas também a desenvolver tese e argumentos pertinentes. Além disso, o professor Entratice sempre foi muito comprometido e solícito, sanando dúvidas e auxiliando na formulação dos recursos. Recomendo!

Diogo Machado Gonçalves

Aprovado em 2023

O professor Fernando sempre foi referência na preparação para a prova discursiva de Português. Para mim, ele foi importantíssimo para elevar minha capacidade de interpretação dos comandos das redações e das interpretações.

Liz Pinhata de Souza

Aprovada em 2022

2º lugar (PNP)

O primeiro contato com a prova discursiva de português do CACD é bastante desafiador, pois é preciso que o candidato adeque seu estilo de escrita aos padrões formais exigidos pelo concurso. O curso do Fernando me ajudou a superar essa dificuldade inicial. Nas aulas individuais, compreendi o que os examinadores esperam em cada exercício. Os temas dos simulados se assemelhavam bastante aos exigidos nas provas e a bibliografia indicada me deu argumentos pertinentes para o concurso.

Leonardo dos Santos Avakian

Aprovado em 2021

2º lugar (geral)

A prova dissertativa de português sempre foi, para mim, uma das mais difíceis e complexas do concurso. Por isso, devo muito ao professor Fernando por ter-me ajudado a destrinchar e a compreender essa prova. Começamos a fazer aulas e exercícios em 2019, e os simulados recorrentes prosseguiram até a minha aprovação, em 2021. Os diversos exercícios, além das aulas teóricas, ajudaram a criar a confiança e o arcabouço intelectual necessários para encarar essa prova com mais serenidade e segurança. A qualidade do trabalho do professor Fernando é notável no seu conhecimento da prova e na profundidade de suas aulas e correções. Tenho certeza de que fiz uma escolha acertada quando optei por ter o professor Fernando ao meu lado na preparação para a prova de português do CACD.

Lucas Godoy Vilela Barbosa

Aprovado em 2022

4º lugar (geral)

O curso do professor Fernando Entratice apresenta uma metodologia bastante útil para interpretar os comandos da prova, o que garante ao candidato uma redação atenta ao tema proposto. O material de apoio disponível na plataforma fornece argumentos valiosos sobre assuntos que são recorrentemente explorados pelo concurso, como identidade nacional. O método de correção, ademais, estimula nos estudantes a compreensão dos aspectos microestruturais das respostas. Por fim, o curso tem o mérito de ensinar como organizar e concatenar ideias, com atenção à coerência textual e às relações de sentido construídas ao longo da redação. São ensinamentos cuja utilidade extrapola a prova de língua portuguesa. Agradeço ao professor e recomendo o curso.

Patricia Camargo de Souza

Aprovada em 2022

5º lugar (PNP)

Para mim, um dos maiores desafios na preparação para o concurso foi encontrar professores em quem eu podia confiar. O Entratice foi um daqueles de quem eu nunca precisei duvidar do método ou conferir se era aquilo mesmo. Parece bobo, mas em um concurso como esse, em que passamos longos anos estudando, é muito fácil começar a achar que estamos estudando de forma errada (e às vezes estamos mesmo!). No entanto, para a segunda fase de português, eu sabia que estava segura, porque tinha um professor de confiança. À medida que ia internalizando o método, eu me sentia pronta para escrever qualquer dissertação, porque o Entratice me mostrou que a prova discursiva de português tinha uma forma e que essa forma exigia algumas estratégias. Isso mudou completamente a minha percepção de que a prova de português da segunda fase era algo abstrato, digno de grandes intelectuais. Na verdade, a prova tinha marcadores claros que eu precisava seguir para ter um bom aproveitamento. Essa e outras estratégias foram determinantes para a minha aprovação.

Paloma Scroccaro Costa

Aprovada em 2022

Antes de fazer os cursos do prof. Fernando Entratice, eu tinha muito receio da prova escrita de Língua Portuguesa do CACD. Tinha dificuldade em responder aos enunciados, perdendo muitos pontos com argumentos vagos e com pouco conteúdo. Por essa razão, as aulas dele foram essenciais para desmistificar a prova e para compreender exatamente como agir diante de qualquer tipo de questão. Os mais de 20 simulados que eu fiz em seu curso possuíam propostas muito similares às que são cobradas pela 2ª fase, trazendo a segurança de que eu estava me preparando de forma correta. Além disso, o prof. Fernando sempre foi extremamente profissional com os prazos, com a correção das atividades e com as orientações que me passava. Seu apoio e sua experiência com a prova foram importantes desde os primeiros meses de preparação até os momentos finais, na formulação dos recursos. Recomendo fortemente.

Lawrence Benaventana Póvoas

Aprovado em 2019

As aulas com o professor Fernando Entratice revelaram-se das mais importantes e produtivas de toda minha preparação para o CACD. Em seu curso de redação em língua portuguesa, ele consegue desmistificar a prova escrita de 2ª fase ao apresentar conteúdo claro e objetivo sobre os diversos aspectos dos exercícios dissertativos do concurso. Além da competência técnica na correção de textos, o Fernando domina como poucos os temas e conceitos mais cobrados nas provas, característica rara – porém fundamental – entre professores de línguas voltados para o CACD. Muito mais do que garantir uma excelente nota na prova escrita de língua portuguesa, a preparação com o Fernando permitiu-me melhorar o desempenho no concurso como um todo.

Francisco Luiz Pinto da Rocha Santos

Aprovado em 2018

1º lugar (geral)

As aulas com o Fernando foram essenciais para desenvolver minha capacidade argumentativa e a concatenação de ideias, além de me auxiliar na adequação da escrita aos padrões formais exigidos pela prova de português do CACD. O Fernando foi muito importante em minha preparação, recomendo-o sem hesitar.

Angelo Paulo Sales dos Santos

Aprovado em 2018

2º lugar (geral). Maior nota de redação do Guia de Estudos de 2018.

Eu estudei com o professor Fernando Entratice durante toda a minha preparação para o CACD. Os exercícios preparados por ele sempre foram muito próximos da prova real. Fernando também sempre foi muito criterioso na sua correção. Suas aulas foram essenciais para o desenvolvimento do meu texto e me ajudaram tanto nas provas de língua portuguesa quanto nas demais provas. Eu só posso agradecer ao Fernando pelo comprometimento com o ensino, pelo carinho com que sempre me tratou e pela paciência de ouvir minhas angústias.

Jorge Luiz de Lima Santos

Aprovado em 2018

1º lugar (PNP)

Fui aluno do professor Fernando Entratice no já longínquo ano de 2016. Muito rapidamente, percebi que ele tinha não apenas o domínio necessário dos fundamentos da escrita, mas uma visão sistemática e rigorosa da preparação para a prova de português do CACD. O altíssimo nível de exigência da prova, muitas vezes beirando o arcaísmo, é notório e representa, sem dúvidas, um dos maiores desafios na preparação de qualquer candidato. Mais do que escrever bem e sem erros, é preciso ser capaz de se adaptar às especificidades da prova. A análise exaustiva dos espelhos e correções das provas anteriores tornaram o prof. Fernando um dos grandes especialistas na prova, capaz de auxiliar seus alunos tanto a construir um vasto repertório de conteúdo quanto a desenvolver um rigor gramatical imprescindível. Acredito que as aulas com o prof. Fernando representaram meu primeiro salto para me tornar um candidato competitivo.

João Paulo de Sousa Vieira

Aprovado em 2021

1º lugar (PNP). Maior nota de redação do Guia de Estudos de 2020/21.

O curso de redação do Fernando foi fundamental para a minha aprovação, sobretudo porque me ajudou a organizar o pensamento. Como egresso da engenharia, eu tinha poucas ferramentas discursivas, embora não tivesse muita dificuldade para escrever como se espera de um engenheiro rs. No entanto, eu tinha uma dificuldade muito grande em estruturar o texto e, principalmente, em responder ao enunciado sem me esquivar, sem perder linhas com blablabla, sem dar motivo para o examinador se perguntar “de onde ele tirou isso”? Sou muito grato ao Fernando por ter me ajudado a entender o que é a macroestrutura e como usá-la a seu favor. Essa ajuda valeu, inclusive, para as outras provas discursivas também, porque eu passei a aplicar as técnicas de estruturação em todas elas. Preciso também destacar que o Fernando tem uma didática fantástica e os eventuais “esporros” que você leva na correção dos simulados são inesquecíveis! Fiz a prova de 2021 ouvindo o Fernando dizendo “Mas foi isso que o examinador perguntou? Então tá respondendo isso por quê???”. Ou mesmo “E a pergunta do examinador você ignorou completamente, né?”. Acho que quando o professor fica na sua cabeça assim é porque funcionou! Pra mim, funcionou perfeitamente.

Humberto Mayese Correa

Aprovado em 2021

O Fernando foi um porto seguro em minha preparação para a prova de português de 2a fase do CACD. Desde que nos conhecemos, pude perceber a seriedade e solidez de seu trabalho. Sem deixar de lado o cuidado com o rigor gramatical, o Fernando incentiva que lapidemos a expressão escrita que desenvolvemos ao longo da vida. Uma lição muito preciosa que retirei foi a de que não era necessário abrir mão de minha identidade para que fizesse exercícios satisfatórios na prova. Assim, o Fernando me fez enxergar que o treinamento em Português não é um exercício de limitação e adequação a modelos pré-concebidos, mas de potencialização do estilo.

Outro aspecto que traduz a seriedade do trabalho do Fernando é o cuidado que ele tem com os simulados, tanto em sua formulação quanto em sua correção. A qualidade dos simulados é inconteste, com formulações pertinentes e atentas às tendências do concurso nos últimos anos. Gosto que também é oferecida a oportunidade de aprofundarmos em alguns temas, o que auxilia na construção de um repertório para diversos cenários de prova, não limitado a um simulado específico. A correção sempre é bastante completa: mais do que indicar erros, o Fernando aponta que aspectos poderiam ser tratados de que maneira a abordagem adotada pode ser melhorada. Nas aulas de correção, as discussões que tínhamos foram muito proveitosas para que eu conseguisse progredir na estruturação e confecção de minhas respostas.

É um imenso prazer recomendar o trabalho do Fernando na preparação para o CACD. Seu empenho, cuidado e profissionalismo foram um importante vetor para minha aprovação.

Fernando Simões dos Santos

Aprovado em 2021

A boa expressão escrita é a competência mais importante exigida no CACD. Não há dúvidas disso. Aprendi essa lição da maneira mais difícil, ao zerar a redação de português no meu primeiro ano de concurso, em 2017. Ao choque inicial seguiu-se um período de incompreensão, dúvidas e medo de talvez jamais alcançar o nível exigido pelo concurso. Pouco tempo depois, com os simulados e as aulas do professor Fernando Entratice, fui deixando progressivamente todos esses sentimentos para trás. Os simulados do professor são tão próximos do que efetivamente se exige no concurso que, quando o momento da prova de português chegou mais uma vez para mim, em 2021, senti-me em casa. As correções do professor Entratice são bem rígidas. Ainda bem! É isso que nos faz crescer no concurso. A rigidez das penalizações sempre foi seguida por aulas sensacionais, pragmáticas, com explicações objetivas dos meus erros e sugestões de caminhos diversos para superação deles. Afirmo, contudo, que a contribuição mais importante do professor Entratice na minha preparação foi a gradual destruição de um mito nefasto que, aqui e acolá, ainda se ouve e se repete de maneira lamentável no universo cacdista: o de que algumas pessoas, por seu histórico de formação, possuem boa expressão escrita, outras, pelos mesmos motivos, não, e, portanto, dificilmente atingirão o nível do concurso. Ora, com o professor, aprendi que todos nós, com treino, determinação e autoconhecimento, somos capazes de organizar nossas ideias e expressá-las de maneira clara e direta num texto, com nossas próprias palavras. Por isso tudo, recomendo fortemente o professor Entratice a todos aqueles que almejam desenvolver a competência mais importante do CACD.

bottom of page