TODOS OS DEPOIMENTOS

Hudson Caldeira Brant Sandy

Aprovado em 2015

Eu trabalhava em horário integral quando estudava para o concurso e, por causa disso, tinha pouco tempo para estudar. As aulas do Fernando Entratice, por serem muito bem estruturadas e focadas em conteúdos relevantes, ajudaram-me muito na preparação, mesmo com o pouco tempo que eu tinha.

Rafael Spirandeli Galera

Aprovado em 2016

Fiz o curso de Redação do Professor Fernando em 2015 e 2016 e aprendi muito. As aulas eram sempre individuais e personalizadas, voltadas para reforçar os pontos fracos das redações que ele passava como tarefa. Método muito pragmático, que permite uma rápida evolução, o que é um grande diferencial, especialmente em comparação a cursos com vários alunos em que acabamos por ver ou rever vários temas desnecessariamente.

Fabio Coelho Caetano Baptista

Aprovado em 2017

As dicas e orientações do professor Fernando Entratice foram fundamentais para minha preparação para a segunda fase do CACD. Profundo conhecedor da prova, Fernando não se limitou a corrigir desvios de forma e sugeriu diversos materiais com conteúdos importantes para as redações, o que me ajudou a ter mais segurança ao escrever. Recomendo vivamente os cursos do professor Fernando Entratice!

Philippe Carvalho Raposo

Aprovado em 2017

Fernando Entratice é um professor muito competente e confiável. Ele conhece bem a prova e domina os temas cobrados. Fernando elabora simulados com pertinência temática e nível de dificuldade muito semelhante ao concurso. Ele contribuiu bastante para minha aprovação, por isso recomendo seu curso.

Jorge Luiz de Lima Santos

Aprovado em 2018

Fui aluno do professor Fernando Entratice no já longínquo ano de 2016. Muito rapidamente, percebi que ele tinha não apenas o domínio necessário dos fundamentos da escrita, mas uma visão sistemática e rigorosa da preparação para a prova de português do CACD. O altíssimo nível de exigência da prova, muitas vezes beirando o arcaísmo, é notório e representa, sem dúvidas, um dos maiores desafios na preparação de qualquer candidato. Mais do que escrever bem e sem erros, é preciso ser capaz de se adaptar às especificidades da prova. A análise exaustiva dos espelhos e correções das provas anteriores tornaram o prof. Fernando um dos grandes especialistas na prova, capaz de auxiliar seus alunos tanto a construir um vasto repertório de conteúdo quanto a desenvolver um rigor gramatical imprescindível. Acredito que as aulas com o prof. Fernando representaram meu primeiro salto para me tornar um candidato competitivo.

Angelo Paulo Sales dos Santos

Aprovado em 2018

Eu estudei com o professor Fernando Entratice durante toda a minha preparação para o CACD. Os exercícios preparados por ele sempre foram muito próximos da prova real. Fernando também sempre foi muito criterioso na sua correção. Suas aulas foram essenciais para o desenvolvimento do meu texto e me ajudaram tanto nas provas de língua portuguesa quanto nas demais provas. Eu só posso agradecer ao Fernando pelo comprometimento com o ensino, pelo carinho com que sempre me tratou e pela paciência de ouvir minhas angústias.

Francisco Luiz Pinto da Rocha Santos

Aprovado em 2018

As aulas com o Fernando foram essenciais para desenvolver minha capacidade argumentativa e a concatenação de ideias, além de me auxiliar na adequação da escrita aos padrões formais exigidos pela prova de português do CACD. O Fernando foi muito importante em minha preparação, recomendo-o sem hesitar.

Gabriel Clemente de Oliveira Bellato

Aprovado em 2019

As aulas do Fernando foram essenciais para adquirir fluidez e confiança ao escrever para o CACD. Aprendi a ter tranquilidade para analisar o comando das questões e respondê-los objetivamente. Esse aprendizado não me ajudou apenas nas avaliações de língua portuguesa, como também nas demais matérias do concurso, pois a boa escrita é a base para o êxito em qualquer uma das provas

Ricardo Nocera Pires

Aprovado em 2021

As aulas com o professor Fernando Entratice foram essenciais para que eu aprendesse a dissecar efetivamente o comando das questões, atendendo ao que a banca deseja. Por meio da correção de simulados que muito se assemelhavam com o que foi apresentado na prova, pude reduzir erros tanto micro quanto macroestruturais.

Mânlio Souza Morelli

Aprovado em 2021

Não há exagero algum em afirmar que o professor Fernando Entratice foi fundamental para a minha aprovação. Conheci seu trabalho em 2016, quando se dispôs a ajudar-me com os recursos gratuitamente. Então, tornei-me seu aluno. O professor Entratice me ajudou a desconstruir mitos em torno da prova, como a existência de palavras "proibidas", terminando com um engessamento que atrapalhava sobremaneira minha escrita. Além disso, o professor me ajudou a desenvolver uma estratégia pragmática diante da prova e a escrever de forma direta, clara e objetiva, sem tergiversações, o que implicou notas maiores, ano após ano, até a aprovação.

Leonardo dos Santos Avakian

Aprovado em 2021

A prova dissertativa de português sempre foi, para mim, uma das mais difíceis e complexas do concurso. Por isso, devo muito ao professor Fernando por ter-me ajudado a destrinchar e a compreender essa prova. Começamos a fazer aulas e exercícios em 2019, e os simulados recorrentes prosseguiram até a minha aprovação, em 2021. Os diversos exercícios, além das aulas teóricas, ajudaram a criar a confiança e o arcabouço intelectual necessários para encarar essa prova com mais serenidade e segurança. A qualidade do trabalho do professor Fernando é notável no seu conhecimento da prova e na profundidade de suas aulas e correções. Tenho certeza de que fiz uma escolha acertada quando optei por ter o professor Fernando ao meu lado na preparação para a prova de português do CACD.

João Paulo de Sousa Vieira

Aprovado em 2021

O curso de redação do Fernando foi fundamental para a minha aprovação, sobretudo porque me ajudou a organizar o pensamento. Como egresso da engenharia, eu tinha poucas ferramentas discursivas, embora não tivesse muita dificuldade para escrever como se espera de um engenheiro rs. No entanto, eu tinha uma dificuldade muito grande em estruturar o texto e, principalmente, em responder ao enunciado sem me esquivar, sem perder linhas com blablabla, sem dar motivo para o examinador se perguntar “de onde ele tirou isso”? Sou muito grato ao Fernando por ter me ajudado a entender o que é a macroestrutura e como usá-la a seu favor. Essa ajuda valeu, inclusive, para as outras provas discursivas também, porque eu passei a aplicar as técnicas de estruturação em todas elas. Preciso também destacar que o Fernando tem uma didática fantástica e os eventuais “esporros” que você leva na correção dos simulados são inesquecíveis! Fiz a prova de 2021 ouvindo o Fernando dizendo “Mas foi isso que o examinador perguntou? Então tá respondendo isso por quê???”. Ou mesmo “E a pergunta do examinador você ignorou completamente, né?”. Acho que quando o professor fica na sua cabeça assim é porque funcionou! Pra mim, funcionou perfeitamente.